terça-feira, 18 de outubro de 2011

Teoria das Nessecidades de Maslow

A teoria busca compreender o que tira as pessoas de um estado inerte e as levam a fazer alguma coisa. Ao observar o comportamento humano Maslow  concluiu que o ser humano é portador de várias necessidades e essas aparecem organizadas em prioridades e hierarquia.

Através de uma pirâmide a teoria aponta uma caminhada em direção ao topo, mostrando da área de cada necessidade a importância e a dificuldade de se alcançar o ápice da pirâmide.

Necessidade Fisiológica são as necessidades básicas de qualquer ser humano. Como alimentação, sede, sono, repouso, exercícios físicos, desejo sexual, etc.

Necessidades de Segurança é a busca pela proteção contra a privação e a ameaça, seja ela real, seja ela imaginária. Ex: A pessoa permanecer numa empresa que não gosta, mas que dá a ela a sensação de segurança e estabilidade

A Social são as necessidades de participação, associação, de amizade, afeto e amor. Ex: A reunião com pessoal na hora do cafezinho ou permanecer na empresa porque o pessoal é legal, entre outros exemplos.

Necessidade de Estima é a necessidade de ser reconhecido, valorizado, considerado, de ter a aprovação social e prestígio. Ex: Ganhar uma promoção de cargo.

Auto-realização são as mais elevadas de todas as necessidades na pirâmide. Envolve a realização de todo o potencial de um indivíduo. Ex: A realização do professor com a aprendizagem de um aluno.

Entende-se que esta teoria dá a idéia de um ciclo motivacional, quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do individuo que poderá assumir várias atitudes. Ex: Comportamento ilógico, agressividade, nervosismo, insônia, falta de interesses pelas tarefas, má vontade, pessimismo.

Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado constante na vida pessoal.

Um comentário: