domingo, 16 de outubro de 2011

BEHAVIORISMO E LIDERANÇA

O behaviorismo consiste numa área de pesquisa dentro da psicologia, o qual propõe-se a explicar o comportamento com base nos estímulos externos, nas respostas a estes estímulos, nos casos de aprendizagem existentes e na teoria do reforço (prêmio ou castigo). O controle do comportamento dos liderados por meio de recompensas e punições largamente usadas pelas organizações e lideranças é estudado pelo behaviorismo, assim como o que se conhece sobre hábitos e condicionamentos.

Para os behavioristas, os comportamentos humanos, assim como a personalidade são frutos da aprendizagem; é da escola behaviorista que saem os principais estudos sobre o condicionamento e a formação de hábitos; a base fundamental do condicionamento é a repetição do comportamento. Este leva o comportamento a se tornar automático, ou seja, condicionado (pela repetição tornam-se automáticos, não é preciso pensar para emiti-los).

Condicionamento é o processo que descreve a origem e a modificação dos comportamentos com base nos efeitos dos estímulos.  O processo no qual se altera o Comportamento respondente, relacionado aos reflexos e ações involuntárias é chamado de condicionamento clássico. Já o processo no qual se altera o comportamento operante, relacionado á aqueles que interferem no mundo ao redor operando de forma direta ou indireta, é chamado de condicionamento operante.

Reforço é todo estimulo que aumenta a probabilidade futura de repetição ou remoção do comportamento existente. Pode-se ter o Reforço Positivo que aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positiva) de recompensa (estimulo). Em contra partida, o Reforço Negativo, aumenta a probabilidade de um comportamento, porém desta vez pela a ausência (retirada) de um estimulo aversivo (que cause desprazer). Outros Reforçamentos são a Esquiva, a Fuga e a Punição.

A repetição de comportamentos cria os hábitos e esses são importantes para a organização da pessoa. A formação de hábitos muitas vezes vem cercada de rituais, que também é uma repetição, mas diferencia-se do hábito porque há uma representação simbólica nessa repetição. O ritual dentro das organizações é de extrema importância, pois é um elemento imprescindível na transmissão da cultura de uma organização, pois reforça valores fundamentais da organização.

O que é Liderança? e quem é Líder? Independente da terminologia utilizada qualquer pessoa que ocupe posição de comando, que controla e influencia o comportamento de seus subordinados está exercendo a Liderança, ela é um processo de influência. O líder é qualquer pessoa que ocupe a posição de comando, que controla e influência o comportamento de outrem. O comportamento do líder afeta o ambiente social e a motivação do liderado. Três são os tipos de liderança: o autocrático, o democrático e o liberal. O líder deve ser preparado para desempenhar qualquer estilo de liderança, adequando-se à necessidade do grupo e da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário